terça-feira, 29 de julho de 2008

Jerônima Mesquita

D. Jerônyma Mesquita
(1880-1972)


Jerônyma Mesquita, cunhada do Sr. Lych, havia trabalhado como enfermeira na guerra e conheceu o movimento escoteiro na Europa. No Brasil, participou da fundação da Cruz Vermelha, organização que dava assistência aos doentes e refugiados; dos Pequenos Jornaleiros, entidade para meninos órfãos ou carentes; e da Pró-Matre, uma instituição para gestantes carentes.
Jerônyma Mesquita é a Chefe Fundadora do MB no BrasilAos 29 anos, Jerônyma Mesquita se empenhou em dar todo o apoio à organização do movimento das Girl Guides no Brasil, que se apresentava como uma proposta pioneira – na época, era quase um escândalo um grupo de mulheres se uniformizar e se reunir para atuar em um movimento.
Jerônyma dedicou toda sua vida ao bandeirantismo e, por seus trabalhos em prol da sociedade foi condecorada com muitas honras. Entre elas estão: o título de “Oficial da Ordem Nacional do Mérito”, conferido pelo presidente da república; a primeira ”Estrela de Honra”, a maior condecoração bandeirante; e o “Tapir de Prata“, maior distintivo escoteiro do Brasil.
Éramos a Federação Brasileira das Girl Guides, mas logo o nome foi adaptado ao Brasil.
O nome “BANDEIRANTE” foi escolhido a partir da solicitação de Jerônyma Mesquita ao professor Jonathas Serrano. Este buscou na história do Brasil o sentido dos pioneiros, isto é, dos desbravadores, daqueles que vão à frente e abrem caminhos. Assim, o nome escolhido estaria adequado à idéia original de Baden-Powell (Guides, que também são aqueles que abrem caminhos para outros).

O nome Bandeirante
Foi escolhido pelo professor Jonathas Serrano, e significa “aqueles que abrem caminho”.

Jerônima Mesquita (1880-1972), jovem brasileira ligada à família Lynch por laços de parentescos, pessoa dinâmica e de idéia avançada, aceitou o desafio e assumiu o encargo de organizar a associação. A primeira reunião foi realizada na casa da Sr. Adéle Tereza Lynch, para apresentar a idéia de Lady Olave, que foi recebida com interesse pela sociedade carioca, autoridades civis e religiosas, que apoiaram a fundação do movimento no Brasil. Foi formado um conselho sobre a presidência da Sr. Eugênio de Barros, ficando Jerônima Mesquita, como chefe fundadora. O título desse cargo revela a influência do movimento feminista que estava se desenvolvendo na época. Em 1919, o mundo ainda estava sobre a influência da primeira guerra mundial, quando a mulher alcançou certa emancipação, por ter participado de responsabilidades até então reservadas exclusivamente para os homens. A nomenclatura, uniformes e exercícios, foram decorrentes da influência militar e uma forma de afirmar a emancipação feminina pela adoção de uma aparência masculinizada. Os grupos se chamavam "companhia", as dirigentes eram capitas-comandantes. Já no contesto nacional sentiu-se necessidade de dar caráter mais feminino ao movimento. Apesar da terminologia, seus estatutos estabeleceram como objetivos, no princípio: formar boas mães, boas esposas... A sede da primeira companhia formada foi na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, na residência da Sr. Mackenzie, esposa de um dos diretores da companhia Light & Power. A treze de agosto do mesmo ano, 1919, realizou-se a promessa das onze primeiras Girl Guides brasileiras. Essa cerimônia marcava o compromisso formal de integrar a organização e se constituía num ritual para expressar, oficialmente, a adesão aos princípios fundamentais: lealdade a Deus e a Pátria, ajudar o próximo e seguir as leis bandeirantes. Jerônima Mesquita, desejando dar um nome brasileiro a organização proposta por Lady, pediu ao professor Jonatas Serrano que buscou uma designação para a entidade. O nome sugerido e adotado foi "BANDEIRANTES". As atividades eram essencialmente aulas de primeiros socorros, enfermagem e puericultura. A primeira capitã da companhia foi Clara dos Santos, e entre as primeiras bandeirantes estava Rosita Sampaio, que permaneceu no movimento. Em 1926 o movimento sofreu uma crise, com a saída de muitas dirigentes por casamento.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Qual é a atividade bandeirante que você mais gosta de fazer??